Pesquisar é preciso. Mas, como realizar uma pesquisa perfeita?
Pesquisa
Qualitativa e Quantitativa.
A pesquisa qualitativa é aquela que não se pode
mensurar apenas com números e dados obtidos por meio de um questionário,
por exemplo. É uma pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, como
comportamentos, ideias, pontos de vista, entre outros.
Objetivos
da uma pesquisa científica: pesquisa descritiva, pesquisa exploratória e pesquisa
explicativa.
A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir
para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo
sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de
processamento das informações.
A pesquisa descritiva é um método onde são recolhidas
informações mais específicas e detalhadas. Como o próprio nome diz, esse
tipo descreve uma realidade. Ao mesmo tempo que essa metodologia expõe os dados
de algo, não se aprofunda no porquê dessas características.
Pesquisa exploratória: explora um problema no intuito
de disponibilizar informações para uma investigação mais aprofundada. Logo,
a pesquisa exploratória tem uma maior proximidade com o tema, para descobrir
ideias e pensamentos. Assim, é possível validá-la com hipóteses e
interpretações.
A pesquisa explicativa busca identificar as causas dos
fenômenos estudados, além de registrar e analisá-los. Isso se dá tanto por
meio da aplicação de métodos experimental/matemático, como pela interpretação
dos métodos qualitativos.
MÉTODOS
DE PESQUISA CIENTÍFICA.
Pesquisa
qualitativa
A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. Primeiramente, é preciso descrever o problema que, normalmente, tem interpretações mais subjetivas.
Pesquisa
quantitativa
A pesquisa quantitativa é baseada em números e gráficos para chegar a um resultado. Essa abordagem é necessária para validar as hipóteses apresentadas e para coletar dados.
Pesquisa
quali-quanti
Existem algumas pesquisas que exigem tanto a interpretação do subjetivo (sentimentos, opiniões e percepções), quanto a números estatísticos. Esse tipo de pesquisa é chamada de quali-quanti (ou mista) devido a combinação das duas pesquisas citadas anteriormente.
Dessa forma, o método de pesquisa quali-quanti avalia tanto os dados estatísticos quanto os significados das relações humanas. Normalmente, aplica-se uma pesquisa com perguntas abertas e fechadas para desenvolver um estudo de caso.
Pesquisa
descritiva
Apesar das pesquisas quantitativa e qualitativa serem muito conhecidas, existem outras maneiras de nortear o estudo. Uma delas é a pesquisa descritiva: uma análise minuciosa de um objeto de estudo (uma empresa, situação-problema ou uma determinada região).
A pesquisa descritiva faz uma coleta de dados qualitativos e jamais interfere na análise dos dados — ele apenas descreve todas as experiências de maneira totalmente imparcial. A pesquisa é baseada em um assunto que já foi estudado em algum outro momento e o aluno busca um aprofundamento, observando e registrando novos fenômenos e fatos.
Pesquisa
exploratória
Na pesquisa exploratória, o aluno investiga determinado problema e não sabe muito sobre o assunto até então. Dessa maneira, o estudo compreende como as coisas funcionam. Inicialmente, ele apresenta algumas hipóteses e se empenha muito na busca de pesquisa bibliográfica para buscar citações que facilitem a compreensão do tema.
Assim, ele tem a intenção de validar (ou não) as suas hipóteses. A pesquisa é caracterizada por ser um processo não estruturado e bem flexível, com uma abordagem mais qualitativa.
Dessa maneira, o assunto analisado não tem característica de explorar um assunto já estudado, trata-se de um método inovador.
Pesquisa explicativa
A pesquisa explicativa se preocupa em identificar algumas situações que contribuem com a ocorrência de um fenômeno. Assim, ela utiliza métodos experimentais para explorar o assunto.
A visão do tema é mais detalhada e o grau de complexidade é maior (as chances de erros também!). Contudo, é uma excelente maneira para enriquecer o trabalho.
Pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica é uma das mais comuns entre os estudantes, sendo obrigatória em todos os trabalhos científicos. Com ela, é feito uma coleta de dados a partir de artigos, livros e revistas científicas para utilizar como citações.
Pesquisa de campo
De acordo com Gonsalves, a pesquisa de campo exige que o pesquisador tenha um encontro muito mais direto com a população pesquisada. Somente assim, reúne informações concretas para serem documentadas.
A pesquisa de campo acontece quando o aluno vai até o ambiente natural do seu objeto de estudo. Ele tem controle do que precisa observar, identificar e sobre quais informações precisa coletar.
O
ciclo da pesquisa e suas etapas.
As etapas do método científico são: observação,
questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos,
aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.
Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI