LOCAÇÃO DA OBRA - Como dever ser executada.

 


A locação da obra deverá ser feita rigorosamente de acordo com os projetos de engenharia e/ou arquitetura.

 

A locação da unidade habitacional deverá ser global, sobre um ou mais quadros de madeira que envolvam o perímetro de cada casa. Estes quadros deverão ser nivelados e fixados para resistirem à tensão dos fios de locação. Deverá ser precisa a locação dos elementos de fundação, pois dela depende a execução do restante da edificação.

 


Deverá ser utilizado algum ponto previamente definido pelo topógrafo para que seja definida a locação da edificação no terreno e serão utilizados os equipamentos mangueira de nível e fio de prumo de centro.

Para a execução do gabarito de madeira (tabeira, curral) serão utilizadas tábuas de madeira, de 15,00cm a 30,00cm de largura, fixadas em peças de madeira com seção de 3,50 x 3,50cm (linhas, barrotes), espaçadas de 1,50m a 2,00m a uma altura mínima de 60cm.

 

As tábuas servirão de suporte para o fio de arame galvanizado 18 que definirão os alinhamentos necessários. Para a fixação do arame serão utilizados pregos 18x27 ou 18x30.

 

Pregar os sarrafos ou tábuas na lateral dos pontaletes. Em seguida, verificar o esquadro de todos os cantos.

Travar o gabarito com mão francesa (se necessário) a fim de assegurar a perfeita imobilidade do conjunto.

 

No topo das guias de tábuas, e utilizando-se das coordenadas do projeto, a equipe de topografia marcará a projeção dos eixos ou das faces das estruturas a serem implantadas (fundações, pilares, cintas, etc.).

 

Para cada ponto deverão ser utilizados 5 pregos, sendo um prego:

1 prego para a linha do eixo;

2 Pregos para as linhas da parede;

2 Pregos para as linhas do baldrame, sapata corrida, etc.

Marcadores dos canos e outras instalações no radier deverão ser efetuados pelo eixo.

 

Para a locação das estruturas no terreno, serão estirados fios de arame recozido N° 18, de maneira a formar pares de coordenadas para cada ponto a ser locado. Na interseção desses fios de arame, com a utilização de um prumo de centro, será determinado o ponto desejado, cuja marcação no terreno será feita com um piquete de madeira.

As marcações iniciam-se primeiramente pelo perímetro externo (para o esquadro inicial da obra) e posteriormente pelos eixos, completa-se depois a marcação da posição das paredes e, por fim, as linhas baldrames.

Utilizar-se á do Teorema de Pitágoras (a²+b²=c²) para aferição do esquadro das demarcações, conforme fornecido no projeto (consulte os responsáveis pela obra).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DAS PEÇAS DO ANDAIME

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE PROJETOS

PADRÃO DOS TUBOS E SUAS CORES