Brainstorming, a tempestade cerebral

 Brainstorming. Vamos entender o que é.



No mundo corporativo, o brainstorming é bastante conhecido como uma técnica de geração de idéias, mas pode ser também utilizada como uma técnica de identificação de riscos.

 No idioma original da palavra "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.



 A interação de idéias é o foco dessa técnica, proporcionando resultados que não poderiam ser obtidos se apenas pessoas com o mesmo tipo de raciocínio ou perspectiva pudessem opinar.

O brainstorming deve ser utilizado quando se quer identificar uma grande quantidade de riscos em pouco tempo, tendo como base a opinião de pessoas com diferentes perspectivas acerca do problema em questão. Nesse caso, é importante que as pessoas estejam fisicamente reunidas.

Para usar essa técnica, deve-se reunir um grupo de participantes com diferentes visões, funções e posições hierárquicas.

Em seguida, deve-se abrir a discussão e fazer com que todos tenham a oportunidade de expressar-se livremente, sem críticas.

 Tudo o que for dito deve ser considerado, explorado e registrado, para que possa ser tirado o máximo de proveito da sessão realizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DAS PEÇAS DO ANDAIME

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE PROJETOS

PADRÃO DOS TUBOS E SUAS CORES