Planejamento e gestão estratégica
O planejamento estratégico diz respeito ao longo prazo, é como uma
bússola que aponta a direção que a empresa deve seguir. A gestão estratégica
é que precisa unir curto, médio e longo prazo, fazendo com que as ações do dia
a dia contribuam para que a organização se mantenha no rumo certo.
O planejamento estratégico é por definição um processo analítico,
que coleta dados e orienta as decisões mais adequadas para o futuro da
organização. Já a gestão atua com processos acionáveis – ela precisa
garantir que as coisas aconteçam e produzam mudanças no mundo real.
Etapas do Planejamento Estratégico:
1-Construção de Premissas ou Fundamentos;
2-Grandes Escolhas;
3-Elaboração do Plano estratégico;
4-Implantação e Monitoramento do Plano.
As ferramentas para gestão estratégica são recursos que facilitam o
processo de gerenciamento das estratégias empresariais. Elas fornecem uma
estrutura e direcionamento para a tomada de decisões nesse processo.
Ferramentas de gestão pública: detalhamento das ferramentas de
diagnóstico organizacional. Balanced Scorecard (BSC).
Tem como foco atuar para que a Visão da
empresa seja concretizada. Com ele, é possível gerenciar os objetivos
a longo prazo, mantendo a atenção ao que colabora para a realização da visão e
monitorando por meio de indicadores se os planos traçados pela empresa estão ou
não saindo do papel.
Matriz SWOT.
Provavelmente a mais conhecida das ferramentas do planejamento estratégico
é a análise SWOT. Ela estuda o ambiente interno da empresa — aquele que
você pode controlar — em busca de suas forças e fraquezas.
Estabelecimento
de objetivos e metas organizacionais.
Os objetivos organizacionais apontam para onde a empresa quer
chegar, é a sua visão de futuro. A partir deles, a companhia planeja e define
as ações estratégicas que serão executadas para alcançar o propósito – em
diferentes esferas: estratégico, tático e operacional.
O estabelecimento de metas em empresas visa traçar os objetivos e
desejos da corporação, visando o seu crescimento, bem como as estratégias de
curto, médio e longo prazo para alcançá-los.
Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos
de ação e mapas estratégicos.
O desdobramento de metas, também conhecido como cascata de metas ou
cascading goals, é uma abordagem estratégica que visa alinhar os objetivos
organizacionais de uma empresa com as metas específicas de suas diferentes
unidades, departamentos e colaboradores.
Implementação de estratégias.
A implementação de estratégia é o processo de transformar planejamento
em ação. Tanto faz se você quer executar um novo plano de marketing para
impulsionar vendas ou apresentar um software de gestão do trabalho para
aumentar a eficiência, o planejamento só terá valor se a implementação também o
tiver.
Análise de cenários.
Sua principal função é analisar o contexto (interno
e externo) no qual a empresa está inserida, e identificar fatores futuros que
são passíveis de ocorrer, possibilitando-se visão mais clara do cenário
atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa .
Temos três principais tipos de cenários que podem
ser projetados: pessimista, otimista e realista.
Metodologias para medição de desempenho.
Quais são os métodos de avaliação de desempenho mais usados?
- Autoavaliação. Essa é uma boa prática para promover a reflexão em suas equipes. ...
- Avaliação 360º ...
- Avaliação por objetivos. ...
- Avaliação por competências. ...
- Avaliação da equipe. ...
- Avaliação por escala gráfica. ...
- Avaliação da liderança.
Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise.
Os indicadores de desempenho são um conjunto de métricas que as empresas
usam para avaliar suas performances ao longo do tempo. O histórico desses
dados é usado para analisar o encontro de objetivos e resultados que foram
estabelecidos em um planejamento prévio de negócio.
10 principais indicadores de desempenho organizacional
- Lucratividade. O primeiro indicador de desempenho é a lucratividade. ...
- Produtividade. ...
- Qualidade. ...
- Estratégia. ...
- Eficiência. ...
- Custos fixos. ...
- Faturamento. ...
- Recebimento.
Qual é a função dos indicadores?
Indicador é um elemento que possui como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período e/ou impondo ações.
Detalhamento da ferramenta de avaliação de desempenho: OKR.
OKR é uma sigla em inglês para Objectives and Key Results (Objetivos e
Resultados-chave). Em resumo, é uma metodologia de desdobramento de metas a
partir da definição de objetivos. Além de também englobar a análise dos
resultados obtidos por meio do acompanhamento desses indicadores mensuráveis.
Inovação na gestão pública.
Inovações nos serviços públicos São os esforços governamentais para modificar substantivamente a forma como um serviço é prestado, tais como a simplificação e/ou digitalização do atendimento na saúde ou previdência.
O objetivo maior da inovação no serviço público é de otimizar os recursos disponíveis, por meio de formas inovadoras de gestão e organização, promovendo mais benefícios à sociedade. Assim, a inovação serve como ferramenta para melhorar o desempenho organizacional do Estado e, por fim, garantir sua existência.
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