Planejamento e gestão estratégica

 

O planejamento estratégico diz respeito ao longo prazo, é como uma bússola que aponta a direção que a empresa deve seguir. A gestão estratégica é que precisa unir curto, médio e longo prazo, fazendo com que as ações do dia a dia contribuam para que a organização se mantenha no rumo certo.



O planejamento estratégico é por definição um processo analítico, que coleta dados e orienta as decisões mais adequadas para o futuro da organização. Já a gestão atua com processos acionáveis – ela precisa garantir que as coisas aconteçam e produzam mudanças no mundo real.

Etapas do Planejamento Estratégico:

1-Construção de Premissas ou Fundamentos;

2-Grandes Escolhas;

3-Elaboração do Plano estratégico;

4-Implantação e Monitoramento do Plano.

As ferramentas para gestão estratégica são recursos que facilitam o processo de gerenciamento das estratégias empresariais. Elas fornecem uma estrutura e direcionamento para a tomada de decisões nesse processo.

 

Ferramentas de gestão pública: detalhamento das ferramentas de diagnóstico organizacional. Balanced Scorecard (BSC).

Tem como foco atuar para que a Visão da empresa seja concretizada. Com ele, é possível gerenciar os objetivos a longo prazo, mantendo a atenção ao que colabora para a realização da visão e monitorando por meio de indicadores se os planos traçados pela empresa estão ou não saindo do papel.

 

Matriz SWOT.

Provavelmente a mais conhecida das ferramentas do planejamento estratégico é a análise SWOT. Ela estuda o ambiente interno da empresa — aquele que você pode controlar — em busca de suas forças e fraquezas.

Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais.

Os objetivos organizacionais apontam para onde a empresa quer chegar, é a sua visão de futuro. A partir deles, a companhia planeja e define as ações estratégicas que serão executadas para alcançar o propósito – em diferentes esferas: estratégico, tático e operacional.

O estabelecimento de metas em empresas visa traçar os objetivos e desejos da corporação, visando o seu crescimento, bem como as estratégias de curto, médio e longo prazo para alcançá-los.

 

Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos.

O desdobramento de metas, também conhecido como cascata de metas ou cascading goals, é uma abordagem estratégica que visa alinhar os objetivos organizacionais de uma empresa com as metas específicas de suas diferentes unidades, departamentos e colaboradores.

Implementação de estratégias.

A implementação de estratégia é o processo de transformar planejamento em ação. Tanto faz se você quer executar um novo plano de marketing para impulsionar vendas ou apresentar um software de gestão do trabalho para aumentar a eficiência, o planejamento só terá valor se a implementação também o tiver.

Análise de cenários.

Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida, e identificar fatores futuros que são passíveis de ocorrer, possibilitando-se visão mais clara do cenário atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa .

Temos três principais tipos de cenários que podem ser projetados: pessimista, otimista e realista.

Metodologias para medição de desempenho.

Quais são os métodos de avaliação de desempenho mais usados?

  1. Autoavaliação. Essa é uma boa prática para promover a reflexão em suas equipes. ...
  2. Avaliação 360º ...
  3. Avaliação por objetivos. ...
  4. Avaliação por competências. ...
  5. Avaliação da equipe. ...
  6. Avaliação por escala gráfica. ...
  7. Avaliação da liderança.

 

Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise.

Os indicadores de desempenho são um conjunto de métricas que as empresas usam para avaliar suas performances ao longo do tempo. O histórico desses dados é usado para analisar o encontro de objetivos e resultados que foram estabelecidos em um planejamento prévio de negócio.

10 principais indicadores de desempenho organizacional

  1. Lucratividade. O primeiro indicador de desempenho é a lucratividade. ...
  2. Produtividade. ...
  3. Qualidade. ...
  4. Estratégia. ...
  5. Eficiência. ...
  6. Custos fixos. ...
  7. Faturamento. ...
  8. Recebimento.

 Qual é a função dos indicadores?

 Indicador é um elemento que possui como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período e/ou impondo ações.

 

Detalhamento da ferramenta de avaliação de desempenho: OKR.

OKR é uma sigla em inglês para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave). Em resumo, é uma metodologia de desdobramento de metas a partir da definição de objetivos. Além de também englobar a análise dos resultados obtidos por meio do acompanhamento desses indicadores mensuráveis.

 

Inovação na gestão pública.

Inovações nos serviços públicos São os esforços governamentais para modificar substantivamente a forma como um serviço é prestado, tais como a simplificação e/ou digitalização do atendimento na saúde ou previdência.

O objetivo maior da inovação no serviço público é de otimizar os recursos disponíveis, por meio de formas inovadoras de gestão e organização, promovendo mais benefícios à sociedade. Assim, a inovação serve como ferramenta para melhorar o desempenho organizacional do Estado e, por fim, garantir sua existência.

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