Qual a Estrutura do MGI?
A estrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é atualmente regida pelo Decreto nº 11.437, de 2023.
O MGI
possui a seguinte estrutura organizacional:
- Órgãos de assistência direta
e imediata ao Ministro de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços
Públicos;
- Órgãos específicos
singulares;
- Órgão colegiado; e
- Entidades vinculadas.
Dentre os
órgãos que prestam assistência direta e imediata ao ministro estão o gabinete,
as assessorias, a ouvidoria, a corregedoria, a consultoria jurídica e a
secretaria-executiva.
Os órgãos
específicos singulares são formados pelas secretarias, entre elas:
- Secretaria Extraordinária
para a Transformação do Estado (SETE): responsável por promover a transformação do
Estado e melhorar a prestação de serviços públicos através da eficiência
administrativa, inclusão social, e igualdade de oportunidades. Além de
coordenar projetos e políticas para simplificação, capacitação, e
representatividade em cargos públicos.
- Secretaria de Gestão e
Inovação (SEGES): formula políticas para aprimorar a gestão
pública federal, inovando a administração e pactuando resultados, além de
coordenar planos de modernização e gerenciar carreiras transversais.
- Secretaria de Governo
Digital (SGD):
define e implementa políticas de gestão de TI para o Poder Executivo
Federal, administra compras e planejamento estratégico de TI, e promove a
inovação e segurança tecnológica.
- Secretaria de Gestão de
Pessoas (SGP):
responsável pelas políticas de gestão de pessoas na administração pública
federal, incluindo estruturação de cargos, remuneração, relações de
trabalho, recrutamento, seleção e capacitação, e coordenar ações de
inovação e modernização na gestão de pessoas.
·
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Secretaria de Relações de Trabalho (SRT): elabora as políticas
para aperfeiçoar a gestão de pessoas na administração pública federal,
abrangendo relações de trabalho, benefícios, remuneração, saúde, previdência, e
negociação com entidades representativas.
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·
Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST): coordena
a elaboração de programas e orçamentos de empresas estatais, acompanhar
execuções orçamentárias, propor diretrizes de gestão, e processar informações
econômico-financeiras.
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Secretaria do Patrimônio da União (SPU): responsável por
administrar, conservar e regularizar o patrimônio imobiliário da União, lavrar
contratos e registros de imóveis, fiscalizar e manter imóveis utilizados em
serviço público, e incorporar novos bens.
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·
Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC): executa atividades setoriais
para os Ministérios da Gestão, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento,
Indústria, Comércio e Povos Indígenas, incluindo planejamento e orçamento,
administração financeira, gestão de pessoal, serviços gerais, TI e
contabilidade.
· · Arquivo Nacional (AN): orienta os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal na implementação de programas de gestão de documentos, em qualquer suporte.
Como órgão colegiado está o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que estabelece diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos.
Entre as entidades vinculadas estão a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), e a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe).
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