A gamificação e o uso de jogos nas avaliações estudantis
Visando o aumento da motivação, o desenvolvimento de
habilidades e uma avaliação mais precisa, o sistema educacional brasileiro tem
abraçado uma nova tendência no processo avaliativo de nossos estudantes.
Trata-se da utilização da gamificação e de jogos, como estratégias que prometem
modernizar o sistema. A intensão é tornar o processo de avaliação mais
atraente, interativo e eficaz.
Como exemplo desse tipo de aplicação podemos citar aqui os
jogos de tabuleiro, tipo o “Trivial Pursuit” e o “Risco”. Também podemos citar
como exemplo de jogos digitais os jogos de aventura ou de estratégias. Da mesma maneira as plataformas de gamificação
como por exemplo a "Kahoot" ou o "Quizlet" não deixam de
ser excelentes alternativas nesse novo projeto interativo educacional.
É claro que enfrentaremos ainda muitos desafios nesse
processo, mas, a tendência é avançarmos para um nível bem mais emocionante que
o atual. Muita novidade vem por aí enquanto não chega o “Game Over”.
Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI