Existe uma grande variedade de cimento que pode ser utilizado na obra.
TIPOS DE CIMENTO E SUAS CARACTERÍSTICAS
- Cimento Portland
Comum (CP-I)
- Cimento Portland
Composto (CP-II)
- Cimento Portland
de Alto-forno (CP-III)
- Cimento Portland
Pozolânico (CP-IV)
- Cimento Portland
de Alta Resistência Inicial (CP-V ARI)
- Cimento Portland
Resistente a Sulfatos (RS)
- Cimento Branco
(Portland Branco)
- Cimento Portland
de Baixo Calor de Hidratação (BC)
O cimento CP-I
É conhecido como cimento comum, é considerado o mais puro que existe por não possui aditivos apenas o gesso que serve para retardar seu endurecimento.
O cimento CP-II
Éé apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático.
O cimento CP II-E
É considerado um produto intermediário entre os modelos Comum e Aditivado. Seu uso se dá principalmente em obras nas quais seja requerida uma liberação de calor razoavelmente lenta. A escória de alto forno presente na composição deste cimento garante a ele menor calor para hidratação.
O CP II-E-32
É um produto tradicional, cujas características físico-químicas permitem uma secagem rápida e elevadas resistências iniciais e finais. O CP II-E-32 está disponível em sacos de 50kg e pode ser aplicado em diversos tipos de obras.
Cimento CP III
É um cimento de alto forno e contém mais escória do que
o Cimento CP II-E, ou seja, possui menor liberação de calor ao reagir com
a água e alta resistência a ambientes mais agressivos.
O cimento Portland CP IV-32 RS
Possui, aos 28 dias, uma resistência superior aos cimentos comuns, inclusive, a ambientes agressivos. Além disso, tem uma maior durabilidade sendo indicado para obras de saneamento, esgoto, ambientes marinhos, grandes obras como pontes, portos e pavimentos de concreto.
O cimento CP IV
Cimento pozolânicoque possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.
A diferença na produção entre o CP II-F-32 e o CP II-F-40 é o tempo a mais de moagem do CP II-F-40 em relação ao CP II-F-32, ou seja, sendo mais fino tem resistência maior.
Esses dois tipos de cimento possuem exatamente a mesma composição.
Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI