OKR (Objectives and Key Results). Sigla em inglês que significa Objetivos e Resultados-chave é uma metodologia de desdobramento de metas a partir da definição de objetivos.
VOCÊ SABE COMO SURGIU O OKR?
O conceito de OKR existe
desde os anos 70.
A metodologia surgiu em 1968 na Intel sendo implantada
por Andrew Grove. Porém tudo começou com Peter Drucker, em seus estudos sobre ADMINISTRAÇÃO E
GESTÃO POR OBJETIVOS, registrado em seus escritos. (“Practices of
Management”, de 1954). Alguns anos depois ele divulga o OKR em seu livro “Administração de alta performance”. Até então o
sistema era chamado de “iMBOS” (Intel Management by Objectives).
A Google foi a grande responsável pela divulgação e
popularização do sistema OKR, quando ainda era uma
pequena empresa em 1990 gerando um crescimento extraordinário para a companhia
provando que a metodologia é capaz de agregar uma série de benefícios ao
negócio.
Essa metodologia
utiliza análises dos resultados obtidos por meio do acompanhamento de
indicadores mensuráveis.
Essa potente ferramenta ajuda a definir e
acompanhar as metas.
Utilizando-se o OKR
é possível obter o alinhamento dos colaboradores com a estratégia da empresa. As
equipes de trabalho terão uma maior transparência e acesso aos dados da
empresa, alinhando todos aos objetivos estratégicos do negócio. Isso ajuda no
engajamento necessário à estratégia de progresso corporativo.
Manter o foco na estratégia corporativa pode
ser um desafio e, para superá-lo, a melhor forma é envolver as pessoas em torno
de um propósito único.
Ao definir a estratégia com OKRs, é sugerido que sejam definidos no máximo cinco
objetivos corporativos por período, para que esteja realmente claro o que é
prioridade para a empresa naquele momento.
Nesse aspecto, o método pode auxiliar nessa
manutenção da atenção ao que importa, seja nas tarefas diárias, seja nos
planejamentos e tomadas de decisões – tanto no aspecto departamento quanto
individual.
Através de “metas alongadas” (ou Stretch Goals) os objetivos serão criados para
impulsionar as equipes. Quanto mais “longo”
for o objetivo, maior será o desafio. Implantam-se então as quick wins (pequenas
vitórias). Também se analisa as pequenas derrotas, possibilitando um espaço
maior para a experimentação.
Este tipo de meta é o conhecido “moonshot” utilizado com os times
mais seniores ou em processos, tanto quanto em iniciativas novas, onde não se
tem necessariamente um histórico de resultado e é possível ousar na definição
dos números onde 50% do resultado atingido, já representam um resultado
satisfatório.
O OKR precisa estar visível a todos os
colaboradores da companhia.
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