Sapatas de concreto

,,
,



    As sapatas são elementos estruturais de grande importância em uma edificação pelo fato de que formam a estrutura básica de transmissão de todas as cargas que serão absorvidas pelo terreno, garantindo assim a estabilidade do edifício. A NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”.

   Sem as sapatas certamente ocorreria um recalque diferenciado nas bases dos pilares. Esse fenômeno gera instabilidade estrutural e pode causar fissuras nas paredes e dependendo do grau de tração, a construção pode ruir. Portanto uma sapata bem dimensionada será um dos fatores que contribuirão na garantia de uma edificação estável.

   O aprimoramento de estudos na engenharia civil tem trazido uma gama de alternativas no momento de escolher o tipo de fundação adequada para diversas obras. No entanto os formatos de sapatas mais conhecidos pelos construtores são as sapatas isoladas que funcionam interligadas por vigas baldrames ou vigas de travamento. Essas sapatas, como todas as outras, devem ser concretadas sobre um lastro de concreto magro. Elas podem ser quadradas, retangulares ou trapezoidais.

   As sapatas corridas, muito utilizadas em obras de pequeno porte, são edificadas longitudinalmente para resistir ao peso da alvenaria, absorvendo assim a carga das paredes. Existe também as sapatas associadas ou combinadas que trabalham na base de dois ou mais pilares.

   A sapata avançada ou de divisa ocorre quando o centro de gravidade do pilar não coincide com o eixo principal desse elemento estrutural de base.

   Quando for trabalhar em obras de fundação, é necessário buscar orientação dos profissionais habilitados e realizar todos os ensaios recomendados em projeto. A construção de sapatas deve ser regida pela norma ABNT e acompanhada por profissionais capacitados.

   Procure sempre um engenheiro ou um arquiteto e tire as suas dúvidas.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DAS PEÇAS DO ANDAIME

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE PROJETOS

PADRÃO DOS TUBOS E SUAS CORES