Postagens

Mostrando postagens de junho, 2013

Os Conceitos de Organograma, Layout, Processos e Estrutura

Organograma Numa organização, faz-se necessário que o administrador tenha uma visão das várias dimensões. Uma primeira dimensão possível é sobre a disposição sobre como as partes que compõem a organização estão alocadas em relação umas as outras, bem como, nível de subordinação entre estas partes. Quem possibilita esta visão é o organograma. O organograma acima possibilita que se tenha uma visão de disposição de partes da organização, bem como, níveis hierárquicos e de subordinação. No caso acima, existem cinco partes. A Presidência está no topo indicando que todas as partes estão diretamente ou indiretamente ligadas a ela. A assessoria está diretamente ligada à presidência, porém se encontra acima das gerências. Em tese, estas devem se reportar à assessoria. O organograma, portanto é um gráfico que melhora a visualização de partes estruturais da organização. Layout Um layout na organização deve ser visto como a forma de disposição de maquinários e móveis no sentido de melhor atender à

REQUISITOS MÍNIMOS PARA UM MONTADOR DE ANDAIMES

Esses são os requisitos mínimos para quem deseja ser um montador de andaimes: 1-Ter passado por um treinamento específico para o bom desempenho da função. 2-Estar gozando de um bom estado de saúde. 3-Não sofrer de doenças como: epilepsia, diabetes, acrofobia, hipotensão ou hipertensão. 4-Possuir habilidade para inspecionar todo o material que será utilizado na montagem. 5-Conhecer os riscos da tarefa. 6-Ser treinado em procedimentos de emergência, entre outros.

RECOMENDAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO SEGURA DO ANDAIME SUSPENSO

   Os andaimes suspensos são os que necessitam de maiores cuidados relacionados a segurança.    Seguem algumas recomendações básicas para trabalhar com segurança sobre esses equipamentos: 1-Evite sobrecarga desnecessária sobre o andaime. 2-Evite o transporte de pessoas ou materiais, a menos que, sejam restritos ao serviço a ser executado. 3-Deve haver um dispositivo de fixação para o acoplamento das peças que compõe o guarda-corpo e também o rodapé. 4-Fixar devidamente o estrado no estribo de apoio respectivo. 5-É necessário haver um dispositivo entre o tambor e a catraca que impeça o retrocesso dos guinchos. 6-É essencial ter uma trava adicional na catraca. 7-Mantenha sempre a catraca protegida por uma chapa de aço devidamente acoplada, para evitar contato de pessoas envolvidas nas atividades.

O Que é um Procedimento para Montagem e Desmontagem de Andaimes

O Procedimento para montagem e desmontagem de andaimes é um documento elaborado e utilizado pelas empresas montadoras de andaimes para estabelecer diretrizes para os serviços de montagem e desmontagem de andaimes. Para isso serão utilizadas as melhores práticas, como medidas de controle e segurança afim de minimizar os esforços desprendidos pelos profissionais de execução desta tarefa. O Procedimento descreve sequencialmente todas as etapas a ser executada e lista também os riscos e as medidas de controle que devem ser tomadas para atender os itens primordiais de segurança, saúde, meio ambiente, qualidade e higiene de modo geral. Esse procedimento é elaborado através da reunião de experiências e sugestões de todos os executantes da atividade, tanto diretos como indiretos.

As Tendas Tubulares e os Riscos de Queda

As tendas tubulares são ultimamente bastante utilizadas tanto no ambiente doméstico quanto em eventos e nas atividades de laser. Em ambientes industriais essas tendas podem ser utilizadas para proteger equipamentos contra as intempéries do tempo como sol intenso, névoas, chuva e outros. Elas podem ser montadas utilizando-se de componentes de andaimes, como tubo e braçadeiras. Sobre a estrutura montada, geralmente utiliza-se uma lona que deve ser esticada de forma a dar uma devida rigidez, mantendo determinada inclinação para facilitar escoamento. Existe porém o risco de queda durante a execução dessa tarefa, porque tendencialmente o trabalhador que estiver executando o serviço de enlonamento, procurará apoio sobre alguma estrutura existente para o auxiliar no alcance e manuseio desse equipamento, expondo-se desse modo a uma condição de risco.

O CHECKLIST DE ANDAIMES SEGUNDO A NR-18

Os andaimes são dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos? (18.15.2) O piso de trabalho dos andaimes tem forração completa, antiderrapante, é nivelado e fixado? (18.15.3)   São tomadas precauções, na montagem/desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas? (18.15.4)   A madeira utilizada nos andaimes é de boa qualidade, sem nós e rachaduras? (18.15.5) São utilizadas aparas de madeira na confecção de andaimes? (18.15.5.1 )   Os andaimes dispõem de guarda-corpo e rodapé? (com exceção do lado da face de trabalho) (18.15.6)   Foi retirado qualquer dispositivo de segurança dos andaimes ou anulada sua ação? (18.15.7)   São usados sobre o piso de trabalho de andaimes escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos? (18.15.8)   O acesso aos andaimes é feito de maneira segura? (18.15.9)   ANDAIMES SIMPLESMENTE APOIADOS: Os montantes dos andaimes são apoiados em sapata