Postagens

Mostrando postagens de março, 2025

O que estamos fazendo com a nossa liberdade de aprender?

  De acordo com a Lei 9.393 de 20 d dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, um dos princípios que serve como base para a ministração do ensino no Brasil é a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.    Essa liberdade nos pertence desde o nascimento e por toda a vida, porque, a lei declara no seu artigo 1º que os processos formativos da educação se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.    Vamos aprender. Usufruir da nossa liberdade.

Os maiores desafios que a educação brasileira tem à sua frente, tanto no cenário global como nacional, são as desigualdades e a pobreza, a crise ambiental e a tecnologia e automação.

  A desigualdade e a pobreza é um grande problema mundial que tem afetado também aos brasileiros. A crise ambiental é um problema que preocupa o mundo, pois necessita de ações emergentes, afim de, garantir a sustentabilidade. O avanço tecnológico e a automação, por sua vez, também trás consigo a preocupação por adaptações urgentes e novas habilidades precisam ser desenvolvidas por nossos estudantes.    Por tudo isso, a educação fundamental precisa, mais do que nunca, ser garantida a todos os brasileiros, assim como a educação básica que requer uma melhor infraestrutura a e provisão de mais recursos que visem à melhoria da sua qualidade.    Portanto o investimento na educação sempre será um tema importante a ser analisado. Novas habilidades precisam ser desenvolvidas, pois apenas dessa forma, os estudantes estarão prontos para o mercado de trabalho, cada dia mais globalizado.